Como escrever um resumo no Linkedin

Aprenda algumas dicas para uma das seções mais importantes do seu perfil no Linkedin

Em “6 dicas para o seu Linkedin” aprendemos que uma das seções mais importantes do seu perfil é a seção resumo. Fiz uma breve pesquisa nos meus contatos e notei que cerca 60% dos perfis que visitei não possuíam um resumo. Não sei como o resultado seria se eu tivesse uma amostra maior ou menor, mas me impressionou como as pessoas negligenciam essa ferramenta do Linkedin.

Como já mencionado aqui no blog, a seção resumo é o seu espaço para escrever o que quiser sobre você mesmo. Você não está limitado por um conjunto de opções das quais você deve escolher algumas para se descrever e também não está limitado a “perguntas-clichê” e respostas enlatadas. Sua única limitação são os 2.000 caracteres permitidos, que convenhamos, são mais do que suficientes.

Eis aqui a definição do resumo: uma pequena versão do porquê você faz o que você faz, escrito com as suas próprias palavras. Encare a si mesmo como uma marca e pense em maneiras de como você deve vender essa marca (no caso, você). Não escreva uma lista de experiências ou habilidades como se fosse um currículo. Ao invés disso, adicione suas experiências de maneira natural ao seu texto, que deve ser escrito em um tom de conversa e em primeira pessoa.  Seu resumo é a sua chance de se diferenciar da maioria, sobrepondo-se aos olhos daqueles que desejam contar com os seus serviços.

Margi Willams aconselha que, antes de de escrever seu resumo, responda primeiramente essas três perguntas:

➙ Como o seu próximo empregador irá se beneficiar ao te contratar? Use números e fatos para construir credibilidade.

➙ Quais experiências que você tem que oferecem valor imediato ao seu próximo empregador?

➙ Quais habilidades você tem que te diferenciam dos outros candidatos com credenciais similares?

Finalize o seu texto com um Chamado para Ação (livremente traduzido de Call to Action). Não importa o quanto seu texto é importante ou interessante: se não ele não levar o leitor a tomar o próximo passo, o seu texto não atingiu o seu potencial máximo. Você vem construindo o seu texto mostrando ao leitor como você pode ser útil. Agora, ofereça ajuda. Leve para o lado prático. Mostre ao leitor que ele deve te contatar. O sucesso do seu texto pode ser determinado pelo seu Call to Action.

Não negligencie o seu resumo. É uma parte importante do seu perfil a qual você deve levar em consideração. Então, o que esperando? Entre em “Editar Perfil” no Linkedin e busque maneiras de melhorar (ou criar) essa seção. Um bom resumo pode abrir muitas portas pra você!

About these ads
Na categoria Sem categoria

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: